QUAL DELES SERÁ O ANTICRISTO?

Muitos crêem que o anticristo será uma figura maligna sobrenatural que surgirá no fim do mundo. Mas a conceituação da Bíblia não apóia a idéia de que seja a figura de uma pessoa. O termo Anticristo só aparece 3 vezes na Bíblia em I João 4:3, I João 2:8, II João 7 e em II Tess.2:3 está indiretamente indicado.


O verdadeiro significado do anticristo como mencionado na Bíblia se refere a qualquer pessoa - possivelmente a qualquer coisa - que se oponha ou tente substituir a Cristo: “e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário este é o espirito do anticristo”. I João 4:3. Notemos que esta passagem conceitua como o ´espírito do anticristo´, não se podendo dizer que seja uma figura única ou mesmo uma instituição.

Ao contrário são todas figuras ou instituições que manifestam esse espírito; e os caracteriza como aqueles que não aceitam a Pessoa de Jesus como um Ser Divino. “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo” II João 2:7. O Apostolo João identifica a muitos Anticristos, já em sua época!

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora” I João 2:8. A afirmação bíblica indica que muitos se fizeram no passado o Anticristo, ou poderão se fazer ainda; isto porque (conforme o cap. 4:3) negam a Jesus. Há muitas instituições religiosas que não aceitam a Jesus como Messias, rejeitam a Divindade de Jesus como Deus Eterno ou criam sistemas para substituir a figura de Jesus aqui na Terra! A Bíblia está certa – "muitos se tem feito anticristo".

A influência do espírito do anticristo tem sido evidente ao longo da história mundial (“também agora muitos se têm feito anticristos”). Não é algo que pertence estritamente ao tempo do fim. O termo em si nunca é usado no Apocalipse, e não tem conexão direta com o número 666 (Apoc.13:18); não se pode dizer que o anticristo é uma figura única ou mesmo uma única instituição. Ao contrário são todas as figuras e instituições que manifestam o espírito do anticristo.

 “Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”. II Tess. 4:3. A declaração de Paulo identifica a Apostasia ocorrida na Igreja Apostólica como sendo motivada pelo mesmo espírito do Anticristo, com as mesmas características e prerrogativas.

Esse ´mistério´não é simplesmente um tema da era apostólica mas estará em operação contínua desde o tempo Apostólico até o fim. A incessante atividade satânica não nos permite localizar ´o mistério da iniqüidade´ exclusivamente em um período histórico isolado no passado ou no futuro.

A expectativa sobre o anticristo muitas vezes levou as pessoas a concluírem em um ser humano como sendo o Anticristo, mas como notamos na conceituação escriturística da Bíblia, não existe fundamento para essa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário