A NUMEROLOGIA DO SETE

As Sagradas Escrituras estão cheias de referências ao número sete. São 372 referências diretas ao algarismo; desde o castigo a Caim – “qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado” em Gênesis 4:15, até os “sete anjos que tinham as sete taças” de Apocalipse 21:9.

Mas a tradição é a partir do texto sagrado, na instituição do sétimo dia em Gênesis 2:2 e 3. Ali o sétimo dia da semana é colocado como memorial – “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera”.

As referências ao algarismo sete na forma ordinal (sétimo) são mais 108 citações do texto sagrado. Desde “descansou no sétimo dia” Gênesis 2:2, até “o sétimo anjo” em Apocalipse.

Além disso há as menções “setenta vezes sete” que dimensionam as aplicações do número sagrado. São 96 menções do número setenta.

Enfim, são 576 menções ao numero sete e as suas diretas derivações. Além disso há os significados teológicos, proféticos e diversas aplicações a partir de cada contexto. E são esses significados e aplicações que dimensionam e tornam sagrado o que o número indica.

A maior expressão desta sacrossanta aplicação é o sétimo dia (o sábado), que foi declaradamente deixado por Deus como memorial da relação de Deus e a humanidade – “Certamente guardareis os Meus sábados; pois É SINAL ENTRE MIM E VÓS nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica” Êxodo 31:13. A mesma verdade é repetida em Ezequiel 20:12; 20:20.

Mas o numeral da Divindade é rico em suas aplicações; no Apocalipse o numero sete traz impressionantes revelações. São sete bênçãos; sete espíritos; sete castiçais; sete estrelas; sete anjos; sete igrejas; sete selos; sete trovões; sete trombetas; sete taças; sete pragas. O número 7 indica no Apocalipse: totalidade, abrangência, universalidade.

As menções se tornam significativas e de profundo valor teológico. O número sete carrega a benção do sétimo dia em Gênesis 2, a benção da obediência e santidade do sábado em Isaias 58:13, e as 7 bençãos do Apocalipse. Assim é um número ligado a beatitude Divina e cheio de aplicações a humanidade quando seguida de obediência (guarda do sábado) e de fé nas promessas do Apocalipse.

A combinação de algarismos no próximo dia 07.07.07 não terá muito valor para qualquer situação; a benção verdadeira, as ricas provisões do Criador aos humanos são reservadas aos que exercem a fé e a obediência.

A promessa de Isaias é significativa – “Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras, então, te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai; porque a boca do SENHOR o disse” cap. 58:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário