A POLÍTICA ECLESIASTICA DO VATICANO

“O papa Bento 16 manifestou nesta quinta-feira (10/05/07) , durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, o desejo de ver firmado um acordo entre o Vaticano e o Brasil durante o seu pontificado e o atual mandato de Lula, até 2010. A revelação foi feita pela embaixadora do Brasil no Vaticano, Vera Machado, que contou que o acordo regulamentaria a ação da Igreja no Brasil, abordando o ensino de religião nas escolas, a isenção fiscal para as paróquias e outros temas.” [BBC]


Na idade média o papado tinha poder exclusivo sobre as nações e influenciava tanto a política como a vida publica das pessoas. Por 1260 anos (que a profecia anteviu) o papado dominou a europa e atrasou sua história impondo doutrinas absurdas a milhões de pessoas e nações que se viram no período mais escuro da humanidade.

Hoje o discurso de Ratzinger é pelo Estado Laico, ou sem interferências da igreja, onde ambos seguem distintos e sem interferentes. “A Igreja como tal não faz política, respeitamos a laicidade”, disse. “Mas a Igreja indica as condições nas quais os problemas sociais podem ser amadurecidos”. [BBC] No entanto as indicações do vaticano não funcionam nem para seus próprios fiéis, que não seguem suas doutrinas quanto as principais diretrizes morais da igreja (aborto, sexualidade, divorcio etc.) Como haveria esta igreja ter a pretensão de indicar o que é melhor para as nações?

“Eles (o Vaticano) sentem falta desse status de um acordo internacional que tem com outros países", disse a embaixadora. Apesar de ser o país com o maior número de católicos no mundo, o Brasil ainda não tem um acordo específico com o Estado do Vaticano, que foi um dos primeiros a reconhecer a independência do país. Uma proposta de acordo foi enviada pela Santa Sé ao Itamaraty em dezembro do ano passado, mas o governo brasileiro vem resistindo aos pedidos da Igreja e prefere remeter os temas para a legislação brasileira já em vigor”. [BBC]

O presidente Lula foi firme em rejeitar as interferências do Vaticano; as diretrizes de Lula nada tem haver com liberdade religiosa, mas antes com opinião já formadas sobre o aborto e a liberdade sexual dos brasileiros. Mas isto bem atende aos cristãos protestantes que tem a liberdade garantida em pregar o Evangelho Eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário