VIOLÊNCIA DAS MASSAS


“A onda de violência [que ocorre na Inglaterra] começou após um protesto pela morte de uma pessoa em confronto com a polícia. A morte levou a revoltas que explodiram no último sábado em Tottenham se espalharam para outras regiões da capital britânica na noite de domingo, que foi marcada por saques e violência em vários pontos de Londres.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, que também interrompeu suas férias para retornar à cidade, afirmou que os responsáveis pelos distúrbios “receberão punições que os farão se arrepender amargamente”.
Johnson rejeitou, porém, as “justificativas econômicas ou sociais” para a violência. 

Grupos opositores acusam a prefeitura e o governo britânico de promover cortes em programas sociais que atendem jovens de comunidades carentes, o que teria contribuído para a sensação de frustração e a revolta popular.Segundo a polícia metropolitana de Londres (conhecida como Scotland Yard), 768 pessoas foram detidas ao longo dos quatro dias de distúrbios, com 105 delas indiciadas”. BBC

O irmão de Jesus, que liderou a igreja primitiva em seu núcleo em Jerusalém, sabia muito bem o que era a opressão dos povos; escrevendo no capítulo 5 de sua carta ele afirma:

1Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.
2  As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça;
3  o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.
4  Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
5  Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança;
6  tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.

Há um misto de desigualdade, intolerância, vandalismo e revolta nestas manifestações violentas nas cidades britânicas. Há registros dos mesmos levantes na França, onde a população imigrante também é opressa e sofre com a desigualdade.

Esses levantes criminosos (de ambos os lados – governo e população) podem se espalhar por todo o mundo. O povo está percebendo que possui força pela maioria numérica.

Os levantes de revolta no mundo islâmico e os de Londres de um fator em comum – a exploração e opressão do povo. No Egito, Líbia e outros países islâmicos a opressão de um ditador; em Londres a opressão de um governo e sociedade isolacionista.

Nem o mundo ocidental, nem os países do oriente próximo é melhor que o outro; ambos oprimem e exploram.

De acordo com a carta de Tiago, virá um castigo maior; “os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos”. Deus trará juízos maiores e mais trágicos do que estes sobre os opressores deste mundo.

Imediatamente após descrever essa desigualdade, Tiago menciona a Segunda Vinda: v.8 “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.

Amém. Vem, Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário