QUANTO FALTA PARA O COLAPSO BIOLÓGICO DA VIDA NA TERRA?


Nosso planeta tem suportado o aquecimento global, terremotos cada vez mais frequentes, poluição, exploração, radiação e tantas outras agressões que se listarmos todas elas perceberemos que algo está impedindo o ponto de colapso da vida na terra.
“Por volta de 1980, foi proposta uma teoria que permite medir a distância entre o estado presente e o ponto de colapso de um sistema biológico. A ideia é que o tempo que um sistema vivo leva para se recuperar de um trauma aumenta à medida que o sistema se aproxima do ponto de colapso. Se você abre uma clareira em uma floresta virgem, ela se fecha rapidamente. À medida que a floresta se aproxima do ponto de colapso, a teoria prevê que o tempo necessário para a clareira fechar aumenta. Você tira o alimento de um animal. Se ele estiver saudável, ao ser alimentado, a recuperação é rápida. Mas, se ele estiver se aproximando do ponto de colapso, o tempo de recuperação aumenta. O mesmo princípio se aplicaria a uma população de baleias ou a um paciente na UTI.
Na prática. O problema é que essa teoria nunca havia sido testada. Agora, um grupo de cientistas demonstrou que ela funciona na prática.
O experimento foi feito com microalgas. Esses seres unicelulares necessitam de luz para fazer fotossíntese e produzir seu alimento, mas luz em excesso os mata. Para evitar o excesso de luz, eles crescem todos juntos - assim, um faz sombra para o outro. Regulando a distância entre eles (sua densidade no oceano), regula-se a quantidade de luz que recebem. Os cientistas colocaram essas algas em um recipiente de vidro em condições ideais: muitas algas por litro e uma quantidade de luz fixa.
Estabelecida a condição ótima, os cientistas adicionaram mais líquido ao recipiente, mantendo a mesma quantidade de luz incidente. Inicialmente, as algas, com menos vizinhos para diminuir a incidência de luz, diminuem sua taxa de crescimento, mas rapidamente se dividem de modo a otimizar novamente o sombreamento.
Os cientistas mediram o tempo que o sistema leva para se recuperar. Mas, antes que ele estivesse totalmente recuperado, adicionaram mais líquido, forçando as algas a se adaptar ao novo ambiente. As algas novamente se recuperaram. Ao longo de 30 dias, os cientistas foram aumentando o estresse e a cada vez as algas se recuperavam.
Mas o tempo de recuperação foi ficando mais longo. Até um momento em que eles adicionaram um pouco mais de líquido e o sistema colapsou: todas as algas morreram. Haviam atingido o ponto de transição abrupta.
Após medir a velocidade de recuperação em função do estresse aplicado no sistema, os cientistas demonstraram que é possível prever quão distante o sistema está do colapso medindo seu tempo de recuperação. Estes resultados demonstram que a teoria proposta em 1980 é verdadeira”.
É curioso que as 3 primeiras pragas sejam sobre a natureza – rios, mares e sol – talvez uma indicação do ponto de colapso desta teoria.
As pragas são eventos sobrenaturais vindo da parte de Deus sobre a humanidade como juízos para aqueles que não se arrependeram.
No entanto, apesar do fator sobrenatural, Deus se utiliza de seu pode para acelerar ou desacelerar aquilo que Ele julga necessário. O relato da desaceleração e parada do movimento da Terra na história de Josué é uma indicação de como Deus interfere na natureza (Josué 10.13).
O ponto de colapso pode ser uma realidade mas está sob a jurisdição de Deus. O colapso que Deus espera é a do coração humano em se arrepender de seus pecados – “Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” 2 Pedro 3.9.

As 3 primeiras pragas são um evento sobrenatural onde ocorre a precipitação do ponto de colapso do sistema biológico na Terra e espaço – “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” Romanos 8:22. 

Fonte: Estadão - Fernando Reinach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário