ECUMENISMO ALCANÇA OS BATISTAS



[Depois dos Luteranos assinarem um acordo de união doutrinária com o catolicismo romano em 31 de Outubro de 1999, o alvo do Vaticano agora são os Batistas.]

"Um estudioso dos EUA representando a Aliança Batista Mundial em uma reunião recente [16/12/2012] no Vaticano em Concílio de bispos católicos, descreveu a sua presença como "um momento de importância histórica."

"Batistas e católicos divergem sobre importantes questões eclesiais e teológica, mas temos o compromisso de buscar uma maior compreensão mútua através de um processo de diálogo e de escuta amorosa respeitoso," afirma Timothy George,  em declarações entregues no 13 º Assembléia Ordinária Geral do Sínodo dos Bispos, hospedados pelo Papa Bento XVI.

Timothy George é presidente da Comissão de Doutrina BWA e da Unidade dos Cristãos. "Jesus orou ao Pai celeste que os seus discípulos seria um para que o mundo creia", disse George. "A partir de velho, o sangue dos mártires era a semente da igreja, agora o sangue dos mártires de hoje é a semente da unidade da igreja."

George, convidado como representante fraterna ao sínodo 07-18 outubro, com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", disse a unidade cristã não é um fim em si, mas "é sempre a serviço da evangelização".

"Onde o nosso testemunho é fraturado, a nossa mensagem é convincente, se não inaudível", disse ele.
George disse que os batistas confessam sua fé com todos os cristãos "uma fé robusta no um Deus trino, que em sua grande misericórdia e amor nos faz participantes da sua vida divina através de Jesus Cristo, o grande evangelizador que, nos salva pela sua graça."

Ele também citou o compromisso batistas históricos para a liberdade religiosa, não só para si, mas para todos.

"Hoje, em muitos lugares, a liberdade religiosa está sob ataque de muitas maneiras - alguns flagrante e outros mais sutil", disse George. "Todos os cristãos que levam a sério o chamado de Jesus para evangelizar também deve ficar e trabalhar em conjunto para a proteção e florescimento da liberdade religiosa universal, tanto para os indivíduos e para as instituições de fé."

O sínodo, coincidindo com o 50 º aniversário do Concílio Vaticano II, explorou novas formas de proclamação do evangelho em meio a crescente secularização, particularmente em países de tradição cristã. Ao invés de procurar a "re-evangelizar" a Europa, apelando para sua herança cristã anterior, o papa está buscando novos métodos e expressões do evangelho que reconhecem realidades do dia de hoje.

O ministro batista é ordenado da Convenção Batista do Sul, e tem sido ativo em vários empreendimentos ecumênicos incluindo Evangélicos e Católicos Juntos , um documento de 1994 assinado por evangélicos e estudiosos católicos romanos nos Estados Unidos, eo Internacional Batista-romana diálogo católico , um dos vários diálogos bilaterais sob os auspícios da Aliança Batista Mundial.

Fonte: ABP News

[Os pais da reforma, os luteranos já assinaram um acordo com o papado; agora os batistas se aproximam e demonstram o mesmo interesse. Depois que presbiterianos e metodistas fizerem o mesmo, teremos as grandes denominações protestantes ligadas ao papado, e a reforma terá sido apenas um intervalo a ser esquecido pelos historiadores cristãos. Quem vai resistir ao papado? ]

Um comentário: