TERCEIRA GUERRA MUNDIAL OU GUERRA NUCLEAR


"O último teste nuclear anunciado pela Coreia do Norte no domingo passado voltou a alarmar não apenas Washington mas também países vizinhos na Ásia.


Depois de os norte-coreanos terem anunciado que acionaram uma bomba que, segundo a mídia oficial de Pyongyang, seria de hidrogênio e poderia ser transportada por um míssil de longo alcance." [BBC]

Estamos diante da Terceira Guerra Mundial?

As guerras foram sinais destacados por Jesus em seu Sermão Profético como previsões para o Fim do Mundo; mas Jesus claramente indica que não seriam as guerras nucleares que colocariam fim neste planeta.

No discurso de Jesus em Mateus 24, Ele usa algumas expressões que nos ajudam a entender isso:

1. "ainda não é o fim" v6

2. "é o princípio das dores" v8

3. "até o fim" v13

4. "então virá o fim" v14

A primeira expressão - "ainda não é o fim" v6 - é usada depois dos sinais onde a guerra está incluída:

Primeiros Sinais:
1. Falsos Cristos v5
2. Guerras v6
3. Rumores de Guerras 

Após Jesus relatar esses três primeiros sinais, Ele garante que "ainda não é o fim" e encoraja aos Cristãos - "não vos assusteis, é necessário assim acontecer".

Essa certeza de Jesus deve trazer Paz ao coração dos cristãos; o mundo não terá o seu fim com as guerras, mesmo que sejam eventos nucleares.

A expressão "é necessário assim acontecer" indica que Deus tem um propósito ao permitir que as nações se envolvam na guerra. Desta forma Deus pode derrubar os regimes totalitários que resistem a entrada do Evangelho em algumas nações [Leia aqui]

Provavelmente não teremos uma Terceira Guerra Mundial; o mundo da 1a e 2a Guerra mundial estava polarizado entre o ocidente e oriente e depois entre capitalismo e nazismo. Hoje o atual cenário é de uma coalizão capitalista; e do outro lado um pequeno país, como a Coréia do Norte, fazendo ameaças isoladamente, e que possui um exército pequeno.

Outros Sinais:
4. Nação contra Nação
5. Reino contra Reino
6. Fomes
7. Terremotos

Após esses outros quatro sinais, Jesus ainda afirma que "é o princípio das dores"; ou seja, este é o início da desconstrução que Deus irá aplicar sobre as nações deste planeta.

Deus em Sua Soberania articula as nações para cumprir Seu propósito final, mas as coisas que temos visto, são apenas o início de tudo.

Mais Sinais:
8. Vocês serão atribulados
9. Matarão vocês
10. Vocês serão odiados
11. Muitos vão se escandalizar
12. Traição e Ódio 
13. Falsos Profetas
14. Muitas pessoas enganadas
15. Multiplicação da iniquidade
16. O Amor se esfriará

A expressão "aquele que perseverar até o fim" indica que esses nove sinais antecedem o fim, mas não seria fim do planeta ainda.

Esse parece ser o período mais intenso antes do Fim do Mundo; nove sinais terríveis antecedem a "consumação do século" e a Segunda Vinda de Jesus [Mt 24.3up].

Esses nove sinais são considerados sinais do mundo religioso; as profecias do Apocalipse [A Grande Meretriz Ap 17 e a Grande Babilônia Ap 18] indicam também que os últimos sinais seriam entre os cristãos.

O décimo sétimo sinal [Mt 24.14] sim, seria o contexto do fim de todas as coisas, de acordo com Jesus.

Se as guerras não são o fim; estaríamos diante de uma Guerra Nuclear?
As evidências apontam que sim; os constantes testes de Kim Jong-un já demosntraram que a Coréia do Norte possui um arsenal atômico, mas deve ser muito limitado em vista do arsenal das demais nações. 

"Hoje, há cinco potências nucleares declaradas: Reino Unido, França, Estados Unidos, China e Rússia. Elas desenvolveram seus arsenais após a Segunda Guerra Mundial - que viu a demonstração do poder destrutivo das bombas atômicas, lançadas pelos americanos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A China foi a última a entrar no clube, em meados dos anos 1960." [BBC]

Mas certamente estamos diante de uma ameaça nuclear, principalmente para os países da Coréia do Sul, Japão e EUA. Esses são os inimigos mais diretos de Kim Jong-un; se as bombas estiverem mesmo lá, talvez vejamos mais uma vez eventos nucleares contra esses países.

Em 2003 o Iraque também foi invadido sob a suposta ameaça de armas nucleares, e no decorrer da interferência militar, não foi encontrado nenhum arsenal nuclear.

A certeza do cristão deve repousar nas profecias de Jesus, que garantiram a nós que "ainda não é o fim". 

Que a Paz do Senhor Jesus esteja com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário